Na próxima terça-feira (18), a partir das 10h, o Sindmoba (Sindicato dos Peritos Médicos e Odontolegais da Bahia) e a Uniproseg (União dos Profissionais da Segurança Pública) realizarão um protesto em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para cobrar do governo estadual reajuste salarial, valorização profissional e a criação de uma mesa setorial de negociação. O ato público contará com a participação de policiais civis, policiais penais, policiais militares, delegados, bombeiros e peritos técnicos.
Os trabalhadores acumulam perdas salariais de cerca de 50% nos últimos 16 anos. Além disso, eles enfrentam condições precárias de trabalho e falta de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade.
Entregar ao descaso a Segurança Pública da Bahia é assumir um risco enorme diante do cenário atual. De acordo com o Ipec de 2023, 38% dos baianos consideram a Segurança Pública como o maior desafio a ser enfrentado no estado. Já o Monitor da Violência mostra que a Bahia foi o estado que mais registrou mortes violentas em todo o Brasil pelo quarto ano consecutivo em 2022.
O Sindmoba apoia essa mobilização e convoca a todos os Médicos Peritos e Odontolegais a se unirem em favor da categoria.